Para começar

Este é um dos meus poemas favoritos. Sei-o de memória apesar de não ser dotada para memorizar. Sei-o de tanto o contemplar, primeiro nas paredes do meu quarto, depois em pequenos quadros no escritório lá de casa. É do Pablo Neruda e parece-me um bom ponto de partida.

O Teu Riso

Tira-me o pão se quiseres
Tira-me o ar
Mas não me tires o teu riso
Não me tires a rosa, a lança que desfolhas
A água que de súbito brota da tua alegria
A repentina onda de prata que em ti nasce

A minha luta é dura e regresso de olhos cansados
às vezes por ver que a terra não muda
Mas ao entrar, teu riso sobe ao céu a procurar-me
E abre-me todas as portas da vida

Meu amor, nos momentos mais escuros
solta o teu riso
e se de súbito vires que o meu sangue mancha as pedras da rua,
ri
porque o teu riso será para as minhas mãos como uma espada fresca.

À beira do mar, no Outono,
Teu riso deve erguer sua cascata de espuma
E na Primavera, amor,
Quero o teu riso como a flor que esperava
A flor azul
A rosa da minha pátria sonora.

Ri-te da noite, do dia, da lua
Ri-te das ruas tortas da ilha
Ri-te deste grosseiro rapaz que te ama.
Mas quando abro os olhos e os fecho,
Quando meus passos vão
Quando voltam meus passos
Leva-me o pão, o ar, a luz, a primavera,
Mas nunca o teu riso,
Porque então morreria.

Pablo Neruda

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cadernos de Lanzarote

Cidade Devoluta

A velha